Análise de Causa - Pareto
Neste artigo você aprenderá como analisar e editar uma Análise de Causa - Pareto.
Conceito
A Análise de Pareto é uma técnica estatística que auxilia na tomada de decisão, permitindo à empresa selecionar prioridades (um pequeno número de itens) quando há um grande número de problemas. Segundo esse princípio, os itens significativos de um grupo normalmente representam uma pequena proporção do total de itens desse mesmo grupo. Na administração da qualidade, esse princípio estabelece que a maior parte dos prejuízos é causada por um número relativamente pequeno de defeitos, ou seja, de acordo com a teoria, pode-se dizer que 20% dos defeitos eram responsáveis por 80% dos prejuízos.
O Diagrama de Pareto e sua análise, são utilizados para definir prioridades na correção de defeitos. As informações sobre as causas e efeitos são pesquisadas e dispostas em tabelas, que mostram a participação de cada causa no total de efeitos. Finalmente, as informações são apresentadas num gráfico (Diagrama de Pareto) que também pode ser conhecido como Curva ABC, que é divido por classes. Nós podemos definir a divisão do seguinte modo, por exemplo:
- Classe A - São os problemas de maior importância, correspondem a 20% do total;
- Classe B - São os problemas intermediários, de importância média e correspondem a 30% do total;
- Classe C - Possui uma menor importância, correspondendo a 50% do total.
A Análise de Pareto também é composta por um diagrama de barras que ordena as frequências das ocorrências em ordem decrescente, permitindo a localização de problemas vitais e a eliminação de perdas futuras. O diagrama proporcionado pelo Diagrama de Pareto, é considerado uma das sete ferramentas básicas da qualidade, baseando-se no princípio de que, a maioria das perdas possuem poucas causas. Muitas vezes, os diagramas contam com a porcentagem comum dos valores e a porcentagem acumulada das ocorrências, tornando possível avaliar o efeito acumulado dos itens selecionados.
Resumindo: A ferramenta possui a finalidade de identificar a frequência dos registros ou ocorrências de um processo, sempre do maior índice para o menor, permitindo assim, as priorizações em relação às ações a serem tomadas.
Aplicação do Pareto no Valorae!
Para conseguir acessar essa ferramenta, acesse o Valorae no Módulo de Metas e:
- Clique em "GESTÃO";
- "METAS", escolha a meta desejada e, clique em "Ver Detalhes", ao lado do nome da meta;
3. Clique em "Plano de Ação" ou "FCAs" (as duas abas contêm o Ishikawa);
Clicando em "Plano de Ação", focaremos na Análise de Pareto.
Ao clicar no ícone "Novo Pareto", a seguinte tela abaixo aparecerá, a qual você conseguirá criar uma análise de Pareto, inserindo o nome que desejar para o Pareto;
Criando um Novo Pareto, você deverá preencher os campos ilustrados na imagem abaixo:
Clicando em "Salvar", a seguinte tela irá aparecer e você poderá começar a inserir os problemas/causas que implicam na meta e a frequência com que eles ocorrem (%). Para ir adicionando, basta clicar no botão "+". Conforme você vai adicionando, os problemas vão aparecendo na tabela abaixo, bem como a frequência e o gráfico;
Caso seja necessário editar algum valor, deve-se clicar no botão "Editar tabela", onde conseguirá fazer as devidas alterações, como mostra na figura abaixo. Além disso, é possível remover um problema e até mesmo criar um outro Pareto especificamente para aquele problema, ou seja, problemas/causas que levam à ter o dado problema.
Além disso, clicando na engrenagem que possui cada problema na tabela de problemas, tem-se a opção "Corte", onde evidencia o problema que quer tratar primeiramente (geralmente o que possui maior frequência e maior destaque no gráfico):
Caso queira desfazer o corte, basta clicar no botão "Desfazer Corte";
Ao fazer o corte, o sistema automaticamente cria um Ishikawa para o problema evidenciado. No caso, você não precisa preenchê-lo necessariamente. Caso queira excluir, basta apenas clicar no "x" ao lado do nome do problema (1) ou pode fazer as devidas alterações e salvar (2):
Caso tenha dúvidas, lembre-se que nossa Central possui artigos sobre inúmeras funcionalidades do Valorae. Fique à vontade para consultar e seguir aqueles que você preferir!
Além disso, em nosso blog produzimos vários materiais a respeito de metodologias de gestão, dicas de produtividade. Acesse https://www.siteware.com.br/blog/ e fique por dentro!