Como Fazer Backup das Informações do Valorae
Neste artigo, você será instruído sobre quais procedimentos realizar para fazer backup das informações do sistema
Este artigo descreve como fazer o backup manual das informações contidas no Valorae. Backup é o processo de criar uma cópia de segurança de informações, alocando-as em um ambiente diferente daquele de sua origem.
O Valorae possui a funcionalidade Exportar XLS, que disponibiliza arquivos em excel, que contém as informações que foram inseridas no sistema, e é através dela que os backups são feitos.
Como organizar os diretórios de destino
Para facilitar a busca e visualização dos arquivos baixados do sistema, recomendamos que as pastas de destino sejam organizadas de acordo com a seguinte estrutura:
- Ano Fiscal
- Funcionalidades
O Valorae possui um menu principal na lateral esquerda da tela. Divida as pastas de acordo com a estrutura desse menu.
Como fazer as cópias de segurança dos dados armazenados no Valorae
- Após criar as pastas, de acordo com a estrutura sugerida, acesse a cada funcionalidade e verifique se a tela exibida possui a opção de gerar Relatórios.
- Escolha o relatório a ser baixado e clique sobre ele. O relatório será disponibilizado no menu Downloads.
- Salve o arquivo baixado na pasta que corresponde ao local de onde o relatório foi extraído. Por exemplo, o relatório baixado foi Áreas, localizado no menu Organização, então ele deve ser salvo na pasta Organização.
- Algumas pastas terão a necessidade de possuir subpastas, com o objetivo de reproduzir a estrutura arquitetônica de informações do Valorae. Por exemplo: O menu Planejamento desdobra-se em Indicadores, Metas e Objetivos e Painéis. Sendo assim, dentro da pasta Planejamento, devem ser criadas as pastas Indicadores, Metas, Objetivos e Painéis.
- Em alguns locais do sistema, as informações são segmentadas por mês, como em Metas Quantitativas. Por isso, atente-se para que sejam feitos os downloads de todos os meses. Dessa forma, nenhuma cópia de segurança deixará de ser feita.
- Prossiga assim até que todas as funcionalidades tenham seus relatórios extraídos e salvos no ambiente criado para backup.
Recomendamos o armazenamento feito por serviços online, que permitem salvar os arquivos na nuvem, como o Google Drive, Dropbox e SkyDrive - todos contam com planos gratuitos.
Modelo Estrutural de Diretório para Backups
Para facilitar a criação da da pasta de backup, disponibilizamos aqui o modelo estrutural que utilizamos (lembrando que tal modelo pode variar de acordo com o uso do sistema feito por cada cliente, customizações e informações inseridas no sistema) :
1. Organização
2. Planejamento
- Indicadores
- Metas
- Meses
- Painéis
- Relatório Geral de Painéis
3.Gestão
- Mapa Estratégico
- Modo Reunião
- Relatórios
- Relatório de Metas
- Relatório de Notas de Painel
- Relatório de Painéis
4. Plano de Ação
5. Pendências
Caso tenha dúvidas, lembre-se que nossa Central possui artigos sobre inúmeras funcionalidades do Valorae. Fique à vontade para consultar e seguir aqueles que você preferir!
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