API
Neste artigo iremos falar sobre a API, o que a responsabilidade e manutenção.
A API é uma porta de entrada e saída de dados.
A nossa API é boa para lançamento de dados, nós possuímos os endpoints, mas não indicamos para a saída, a API não extrapola muito em outras ações além de integração de indicadores.
Para usuários também funciona, mas mais focado para criar usuários.
Ou seja, em relação a indicadores, além de lançamento de valores, não é possível listar indicadores com dados das dimensões, descrição, código e código de interface, por exemplo. Demais informações e também de outros módulos, também não.
A API está preparada para receber valores de indicadores de sistemas internos. Além disso, não temos hoje um método capaz de criar um novo indicador.
API é um banco de dados? Digamos que a API está no meio do caminho entre o banco de dados e o usuário. A API permite que o cliente consulte algumas partes do banco ou insira algumas coisas no Banco, mas reforçando: a parte de inserção só funciona para valores de indicadores e usuários (sendo que a parte de consulta é bem fraca).
- Quem desenvolveu a API? Quem é responsável pela manutenção e suporte?
A API foi desenvolvida pelo time de Produto, a manutenção, Suporte (caso existam dúvidas pontuais ou report de cliente sobre problemas) e pedidos de melhoria são de responsabilidade deste time.
O time de Inteligência de Dados tem sido responsável pelo treinamento/introdução ao uso da API (No sentido de ensinar o uso da API, caso ele não consiga com a documentação apresentada - a documentação está no próprio endereço da API).
Comentário: Não existe liberação de porta nenhuma. A API é um link público (caso o cliente possua) que o cliente vai fazer uso.